Dilma Rousseff

Conheça mais sobre a próxima presidenta do Brasil

Objetivos

Conheça quem somos e quais são os nossos objetivos

Lula é "O Cara"

Postado por Hermes em 3/4/2010

Veja a surra que o governo Lula deu em FHC

Comparativos

Veja aqui as provas de que o governo Lula foi muito superior ao governo do FHC

Biruta de aeroporto

Postado por Jovem On 5/11/2010 07:27:00 PM


Dilma Rousseff, ao ser perguntada, após o lançamento de seu site na internet, se o candidato da oposição agia como "lobo em pele de cordeiro" quando ora elogiava, ora criticava Lula, foi enfática: "Está mais para biruta de aeroporto, cada dia de um jeito". Dilma se referia às críticas feitas por Serra ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante reunião com empresários em Minas Gerais.

Dilma parece estar certa sobre o comportamento do tucano. Ontem, Serra disse que o Banco Central não é infalível e que o presidente da República tem, sim, o direito de se posicionar caso o comando do banco cometa "erros calamitosos". O BC "não é a Santa Sé", disse, irritado, defendendo o direito de o presidente manifestar sua opinião e negando que isso fira a autonomia do BC.

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, rebateu a crítica feita por seu adversário ao Banco Central. Dilma afirmou que o BC teve vários acertos nos últimos anos, em especial na condução da política monetária durante a crise internacional: - Não vou deixar de reconhecer a quantidade de acertos que o BC teve no enfrentamento da crise. Na forma como liberou o crédito, inclusive quanto do financiamento de nossos exportadores, quando o mercado internacional de crédito teve aquele imenso choque.

A pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva, também rebateu a posição de Serra sobre o BC, dizendo que a autonomia da instituição foi um dos motivos pelos quais o Brasil não foi muito atingido pela crise internacional no ano passado, diferentemente de outros países.

Após as críticas recebidas, Serra hoje voltou atrás e defendeu a autonomia do órgão: “O Banco Central tem que ter autonomia para trabalhar, mas tem que estar integrado com a política econômica do governo e com o presidente da República, que é quem indica seu presidente e diretores.”

Aos poucos as diferenças sobre o que pensam os candidatos vão ficando claras. Dilma e Marina defendem a autonomia do Banco Central; Serra defende uma maior intervenção. Para terminar, é importante reproduzir o que escreveu no jornal O Estado de São Paulo, em 30.3.2003, Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central sobre a importância da autonomia:

É sabido que a autonomia do BC é um tema particularmente sensível para os investidores estrangeiros, que prezam muito os avanços institucionais. Os investidores domésticos até podem relevar a inexistência de autonomia formal do BC, em favor de uma autonomia de fato que se evidencie no dia-a-dia da política monetária. Os estrangeiros, contudo, poderão ter uma leitura muito negativa, caso fique patente a dificuldade de o governo encaminhar essa questão na sua base de apoio.”

0 Response to "Biruta de aeroporto"

Postar um comentário

    .

    .