Dilma Rousseff

Conheça mais sobre a próxima presidenta do Brasil

Objetivos

Conheça quem somos e quais são os nossos objetivos

Lula é "O Cara"

Postado por Hermes em 3/4/2010

Veja a surra que o governo Lula deu em FHC

Comparativos

Veja aqui as provas de que o governo Lula foi muito superior ao governo do FHC

Lula bate mais um recorde!

Postado por Hermes On 4/15/2010 02:45:00 PM


O Brasil criou 657 mil empregos só no primeiro trimestre de 2010! O mês de março foi recorde de criação de empregos desde o início da série, em 1992. Aliás, janeiro e fevereiro também foram recordes! O gráfico abaixo apresenta a criação de empregos de janeiro de 2004 a janeiro de 2010.

Ainda falta incluir 2003. Esse cara apavora!

O que mais chama atenção é, mais uma vez, aquilo que as reportagens não mostram. Saber se é por má-fé ou por incompetência está cada dia mais difícil nesses tempos de imprensa  como partido político.

O que falta é contextualização. Todos sabemos que os piores meses para geração de empregos são de janeiro a março, em alguns casos até maio. O blog já tratou disso em outro post. No entanto, a reportagem não diz isso para não ter que mostrar que o Brasil está superando todas as expectativas em 2010. Além disso, não associa esse indicador ao aumento das expectativas de crescimento do PIB para esse ano, que já chegam a 7%. Clique aqui e veja que há a expectativa de um PIB recorde em 2010.

Essa compartimentalização da informação é a melhor forma de manter desinformada a "massa fedida". Se fosse uma reportagem sobre os escândalos do PT haveria até infográficos com a evolução temporal dos acontecimentos e seus desdobramentos.

Por causa dessa desinformação fica fácil criar mitos, como o de que o Brasil só está assim devido às reformas do FHC (quais reformas?), que o tripé econômico foi uma criação genial do FHC (explico tudinho em outro post) ou que o Brasil se aproveitou da imensa liquidez internacional para crescer nesses últimos anos (pois é, a Europa quebrando e o Brasil pode crescer até 8% esse ano!)

É por isso que pipocam blogs como este na internet, que tentam abrir os olhos da massa fedida (e da cheirosa também!).

Claro, também estamos sujeitos à paixão e certas interpretações parciais, mas é por isso que tentamos contextualizar e apresentar dados, para que, além da opinião, as pessoas tenham acesso ao substrato da notícia, que são os fatos.

Esse é o erro (ou acerto!) da imprensa: achar e impor que o substrato de uma notícia seja a opinião. Não é. O fato é a origem da notícia. Os dados compõem os fatos. Notícia precisa mostrar os fatos e os dados, ambos contextualizados. Deve-se ficar claro o que é opinião e o que é fato.

Só para constar: o blog tem opinião.

0 Response to "Lula bate mais um recorde!"

Postar um comentário

    .

    .